*** As 7 Palestras! ***

Palestra 5:

"A Mágica da Excelência para Servidores Públicos"


*Texto: Eduardo Peres

Público: Servidores ligados a prefeituras, governos de estado ou federal, tribunais, autarquias ou empresas estatais

Foco da Palestra: Motivação para o trabalho com excelência e qualidade, destinada a servidores públicos. A lógica da motivação para o serviço público obedece a uma natureza ligada ao reconhecimento e ao atingimento de objetivos pessoais, e não propriamente apenas à remuneração. Esta palestra oferece aos servidores recursos para a transformação do trabalho diário competente em uma realização pessoal para a criação de “uma causa”. Eis o desafio: a criação do compromisso com o trabalho bem executado.


Conteúdo Programático de Base:

(a ser alinhado em detalhes com o palestrante em briefing)

A adequação do que será dito (e mesmo a linguagem e a abordagem utilizadas)
dependerão do perfil do público presente
e da razão do encontro.


Observação importante:
Dado o caráter amplo do ambiente do setor público
e as diferenças muito significativas entre as características
dos mais variados órgãos e secretarias estaduais e municipais,
autarquias, empresas estatais e setores do Poder Executivo Federal,
dos Legislativos e Judiciário nas três esferas,
o repertório da palestra poderá variar sensivelmente.

Os conceitos e abordagens podem seguir
os temas-base abaixo (ou ainda outros),
com maior ou menor ênfase em cada qual,
de acordo com as características da plateia e a proposta do evento.



Gestão de Resultados no Ambiente Público:

  • A percepção do princípio da causa pública: uma interpretação original de exame do mundo
  • Equacionando “Resultados x Pessoas”
  • Reflexões sobre planejamento, inovação e empreendedorismo no setor público
  • LIDERANÇA e PROTAGONISMO: o capital simbólico, o porta-voz de uma causa coletiva, a habilidade de despertar o “querer fazer”
  • (e outros temas)

Comportamento e Motivação:

  • Aprendizagem veloz como característica profissional imprescindível
  • Comunicando a “alegria em servir” como estratégia de encantamento
  • Mecanismos para a “renovação diária da motivação”: a elaboração de um propósito individual e de uma causa pessoal, espelhados à causa da empresa
  • (e outros temas)

Excelência e Qualidade – Atitudes Profissionais:


  • O resultado de um trabalho é um sentimento! “Qualidade é o que o cliente sente que qualidade é!”
  • O “compromisso com o resultado” acima do “compromisso com a função”: ações em equipe e a mentalidade “multi-funções”
  • “Amor ao Trabalho” não é amar o sacrifício. É amar o resultado, apesar do sacrifício
  • (e outros temas)

Percepção da realidade e reflexões sobre valores: Filosofia

  • Ética: inteligência e atitudes a serviço da convivência
  • A inexistência de valores absolutos: formulando e praticando a nossa particular hierarquia de valores
  • Imanência e Transcendência: condição humana e significados, vontade de potência, auto-realização
  • (e outros temas)

Temas originais propostos pelos clientes:

  • Estudaremos e desenvolveremos!


Mesmo os temas mais complexos
são sempre apresentados
com leveza e humor!

Essa é a nossa didática constante!