*** As 7 Palestras! ***

Palestra 3:

"A Mágica da Liderança"


*Texto: Eduardo Peres

Público: Profissionais que exercem funções de liderança, em todos os níveis

Foco da Palestra: Esta atividade não se limita a uma apresentação meramente motivacional. Trata-se de um aprofundado e detalhado treinamento técnico em liderança. Visões para a liderança de resultados, como extrair o máximo desempenho de uma equipe a princípio descomprometida, como transformar os resultados corporativos em objetivos pessoais dos liderados e como equacionar resultados e pessoas compõem parte deste treinamento em aprofundado teor conceitual.


Conteúdo Programático de Base:

(a ser alinhado em detalhes com o palestrante em briefing)

A adequação do que será dito (e mesmo a linguagem e a abordagem utilizadas)
dependerão do perfil do público presente
e da razão do encontro.


Observação importante:
Dado o caráter amplo do universo da liderança
e as diferenças muito significativas entre as características das mais variadas
empresas e negócios,
o repertório da palestra poderá variar sensivelmente.

Os conceitos e abordagens podem seguir
os temas-base apresentados aqui abaixo (ou ainda outros),
com maior ou menor ênfase em cada qual,
de acordo com as características da plateia e a proposta do evento.



Abordagens técnicas em Liderança:

  • Liderar não é impor. É inspirar o “querer fazer”
  • A liderança como atributo pessoal, como virtude, como habilidade a ser desenvolvida e aprimorada – e não como “dom inato”
  • Liderança x Chefia: Os termos não são opostos ou excludentes. Não é necessário demonizar a figura do chefe para exaltar a figura do líder. (Chefia denota hierarquia. Liderança é uma virtude e uma habilidade a ser desenvolvida)
  • “Mandonismo” implica apenas em obediência. “Liderança” implica na construção da lealdade e do compromisso
  • O líder é simplesmente aquele que tem “seguidores”
  • O líder e o desafio de engajar, motivar, animar e inspirar constantemente
  • Adequação do comportamento lideral:
    Autocrático, Democrático ou Liberal-Consciente
  • O desafio da formação de novos líderes e sucessores. Prospectando e ambicionando o futuro
  • (e outros temas)

Gestão de Negócios:

  • Equacionando “Resultados x Pessoas”
  • Reflexões sobre planejamento, inovação e empreendedorismo
  • Estratégias e mecanismos para prospectar, conquistar, surpreender e fidelizar clientes
  • (e outros temas)

Comportamento e Motivação:

  • Aprendizagem veloz como característica profissional imprescindível
  • Comunicando a “alegria em servir” como estratégia de encantamento
  • Mecanismos para a “renovação diária da motivação”: a elaboração de um propósito individual e de uma causa pessoal, espelhados à causa da empresa
  • (e outros temas)

Percepção da realidade e reflexões sobre valores: Filosofia

  • Ética: inteligência e atitudes a serviço da convivência
  • A inexistência de valores absolutos: formulando e praticando a nossa particular hierarquia de valores
  • Imanência e Transcendência: condição humana e significados, vontade de potência, auto-realização
  • (e outros temas)

Abordagens de interpretação conjuntural: Economia

  • Cenários e perspectivas de mercados determinados (sob briefing)
  • A economia do significado, do simbólico, das sensacões, do subjetivo e imaterial
  • Estratégias para a “movimentação de forças e energias” em nossa direção
  • (e outros temas)

Temas originais propostos pelos clientes:

  • Estudaremos e desenvolveremos!


Mesmo os temas mais complexos
são sempre apresentados
com leveza e humor!

Essa é a nossa didática constante!